Publicado em: 11/04/22
UNIR sedia Encontro de Pró-reitores de Assistência Estudantil da Região Norte


As pró-reitorias de assuntos estudantis das universidades federais da Região Norte se reúnem nesta semana, na quarta-feira, dia 13, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) para debater questões que têm sido enfrentadas pelas instituições nos últimos anos. O Encontro Regional Norte da Fonaprace, Fórum Nacional de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis, da Andifes, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, vai tratar especialmente das estratégias para garantir a manutenção de auxílios estudantis e de ações no interior das instituições, como a garantia de restaurantes universitários.

Como destaca a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, a reunião de esforços entre as diferentes instituições é ponto fundamental para fortalecer as ações e manter o direito de acesso dos estudantes aos auxílios estudantis. “A UNIR tem grande satisfação de receber este encontro dos pró-reitores da Região Norte, e vamos ampliar as articulações já em curso para tornar mais efetivas as ações que buscam não apenas garantir a manutenção, mas ampliar a assistência estudantil”, garante a reitoria, que já atuou como pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da UNIR.

A atual pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da UNIR, professora Neiva Araujo, que também é coordenadora regional da Fonaprace na Região Norte, explica que a aproximação entre as universidades federais da Região Norte para discutir a assistência estudantil se concentra especialmente na atenção às peculiaridades do ensino superior e das realidades em que os estudantes estão inseridos. “A troca de experiências entre as equipes das pró-reitorias, e a consolidação de propostas e ações que atendem as nossas realidades, que são diferentes de outras regiões do país, é um ganho fundamental que se reflete na permanência de alunos nas universidades federais”, disse a pró-reitora.

Na Região Norte compõem a Fonaprace, além da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal do Oeste do Pará (Uopa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal de Roraima (UFRR), e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O encontro será na UNIR-Centro, a partir das 8h, e terá a seguinte programação:

8h30 – Abertura

Reitora da UNIR, professora Marcele Pereira

Coordenadora da Fonaprace Norte, professora Neiva Araujo

9h – Roda de conversa 1

Assistência Estudantil: Estratégias para garantia do direito à assistência estudantil aos povos tradicionais.

11h - Roda de conversa 2

Retorno presencial: possibilidades e desafios para o desenvolvimento das atividades de Assistência Estudantil

1430 - Roda de conversa 3

Restaurantes Universitários: A garantia do direito à alimentação nos restaurantes universitários no período “pós pandemia”.

17:00 - Encaminhamentos para o Encontro Nacional



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/